Imagem capa - Minha Palestra No Maior Congresso De Fotografia Da América Latina por Vinicius Terror
Dicas de Fotografia

Minha Palestra No Maior Congresso De Fotografia Da América Latina


Gente, que alegria. Esse ano fui convidado para palestrar no Wedding Brasil, o maior congresso de fotografia de casamentos da América Latina, segundo maior do mundo! Agora vocês imaginem o misto de felicidade e desespero! Já fiz algumas palestras sim, mas confesso que o convite para palestrar num evento desse porte mexeu comigo.

Primeiro por saber que quem está ali é porque tem um trabalho reconhecido entre os maiores fotógrafos de casamento do Brasil e do Mundo. Não é fácil chegar a um dos palcos do Wedding Brasil. Segundo, pela responsabilidade que palestrar em um congresso com mais de 4 mil participantes traz. Falar para um público que mistura profissionais experientes e novatos no mescado, fotógrafos que admiram meu trabalho e fotógrafos que nunca ouviram falr do meu nome é uma tarefa complicada.






Mas lá fui eu. Cabeça erguida e muita vontade de compartilhar algumas coisas que aprendi nesses últimos 6 anos como profissional, mas principalmente nesses últimos 20 anos como fotógrafo amador (amador no sentido de quem ama a fotografia!).

Falei sobre minhas preocupações com a formação dos novos colegas que estão entrando no mercado, mas se esquecendo que a fotografia como qualquer profissão demanda muito tempo de estudo, muito esforço e treinamento. Não basta comprar uma câmera, aprender algumas técnicas e pronto.

Um bom fotógrafo domina a técnica por obrigação, mas o que o torna único é seu olhar, é quando ele fotografa com sua alma. E isso, infelizmente não acontece de um dia p´ro outro. Isso leva tempo, custa experiências que só o tempo pode te prpoporcionar.

Falei também sobre como acredito que meu papel como fotógrafo em um casamento é oferer as pessoas uma fotografia, mais humana, mais calm,a mais pensada em tempos onde a fotografia se tornou descartável.

E principalmente falei sobre como acredito que a fotografia em um casamento não deve ser apenas sobre o casamento como um ritual. Ela é sobre as pessoas, porque elas estão ali e como elas estão felizes em compartilhar esse dia com os noivos.

Acredito que consegui fazer uma boa palestra e colocar uma sementinha na cabeça de cada uma daquelas pessoas que dedicaram um tempinho da sua vida pra me ouvir!